quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia Nacional de Combate à Sífilis

A partir desta quarta-feira (14), a Secretaria Estadual de Saúde de PE (SES) distribuirá quinze mil cartazes e 500 mil panfletos em ruas, praças públicas e nos estádios de futebol do Estado com o objetivo de lembrar o Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado no próximo domingo (18).

O objetivo da campanha é principalmente que o público masculino tenha consciência da importância da realização do exame que detecta a Doença Sexualmente Transmissível (DST) e da realização do tratamento quando necessário, de forma a reduzir os casos de sífilis congênita no Estado.

A sífilis é transmitida principalmente através das relações sexuais e, quando não é tratada, pode ser transmitida para o bebê durante a gestação (sífilis congênita). Nesses casos, pode ocorrer aborto na grávida ou má formação no feto, que pode desenvolver problemas de audição, visão, entre outros.

Em 2008 foram registrados 354 casos de sífilis congênita em Pernambuco, apesar da diminuição da doença nos últimos anos, ainda são registrados uma média de quatro casos de sífilis congênita para cada mil recém-nascidos, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera aceitável apenas um caso para cada mil bebês. Além disso, cerca de 70% dos casos estão no Grande Recife.

“Como culturalmente a mulher procura mais o serviço de saúde, a grávida acaba se descobrindo portadora da doença e inicia o tratamento, que muitas vezes é prejudicado porque o parceiro, que também tem sífilis, acaba reinfectando sua mulher” explica François Figueirôa, coordenador do Programa Estadual de DST/Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário